Primeiro Passo Na Vida De Um Concurseiro

 

primeiro-passoO primeiro passo para começar a fazer concursos é acreditar que é possível você se tornar um servidor público através apenas do seu esforço. É preciso crer que depende de você o sucesso para a sua aprovação.

No começo tudo parece muito difícil e você acaba acreditando que apenas uns poucos privilegiados é que conseguem passar nos concursos públicos e que essa vida não é para você.

Falsas Notícias

Para esse primeiro passo é preciso entender que há várias noticias que fazem você desanimar, mas que na maioria das vezes é informação falsa repassada sem se checar a veracidade dela.

Abaixo segue alguns exemplos de fatos que são amplamente divulgados, mas que não corresponde a realidade:

  • “Para passar é preciso fechar a prova (acertar 100%)”isso é um engano, pois na maioria dos concursos os aprovados acertam de 80% a 90%. Nem mesmo os primeiros colocados conseguem a façanha de não errar nada. Você verá ao longo do blog, nos diversos concursos, que em nenhum deles houve a nota máxima;
  • “Há muita fraude e só passa o candidato que tem alguém que faz a “mutreta” para ele passar”mais uma mentira, pois os concursos têm sido altamente fiscalizados e muitos têm até fases canceladas quando se descobre algo que burlou o sistema. Os gabaritos e provas são escaneados e disponibilizados em versão digital, o que ajuda a impedir muitas fraudes. Não vamos também ser ingênuos e afirmar que isso jamais existe, mas é algo cada vez mais raro e acontece mais em concursos municipais de pequenas cidades;
  • “Só passa quem estuda muitas horas por dia” – nem sempre. Há diversos casos e exemplos de pessoas que estudam apenas uma ou duas horas por dia e que conseguem ser aprovados inclusive em concursos difíceis de alta concorrência. A qualidade do tempo de estudo é o que importa. Não deixe isso atrapalhar no seu primeiro passo.
  • “Quem consegue ir bem é quem tem bastante grana para investir em material e cursos”um verdadeiro mito. Você já deve ter visto na mídia casos de mendigos, garis, lixeiros e outras pessoas com poucos recursos que conseguiram passar em concursos devido a sua dedicação apenas. Talvez o esforço seja maior, mas não significa que quem está no melhor cursinho, com os melhores livros e apostilas é quem terá êxito;
  • “Os concursos estão diminuindo e há poucas vagas”isso é muito relativo, pois são criados todos os anos vários cargos e novos concursos não param de aparecer. O número de vagas não é como antigamente em que se chamava uma quantidade muito grande de pessoas porque muitos que eram aprovados abandonavam o cargo para buscar o sonho de ter um diploma. Hoje, com as novas leis para concursos, os editais colocam apenas poucas vagas, mas em muitos casos são chamados bem mais do que o previsto;

Se você está começando e quer dar o primeiro passo e seguir em frente na busca de estabilidade e de um bom salário, não se deixe levar por essas notícias. Acredite no seu potencial, se qualifique e invista tempo de qualidade para seus estudos.

Há uma frase do escritor John C. Maxwell bastante interessante: “a única pessoa que pode impedi-lo de utilizar melhor o potencial que Deus lhe deu é você mesmo”. Portanto seja bem vindo ao mundo dos concursos públicos. Faça tudo o que estiver ao seu alcance para melhorar seu desempenho e conseguir excelentes resultados. Dê seu primeiro passo agora.

Deixo aqui também uma dica de um curso: Guia prático para passar em concurso público em 1 ano. Veja o vídeo e tudo que tem no guia feito por uma pessoa que passou em 8 concursos com apenas 22 anos. Clique aqui e saiba mais.

Confiança

Depois que você estiver confiante e seguro para começar essa luta é importante seguir alguns passos para que tudo seja feito de forma organizada e precisa.

Neste blog iremos ajudar você a dar não só o primeiro passo, mas vários passos para ir evoluindo nesse processo. Acompanhe cada informação que iremos dar e tire suas dúvidas fazendo um comentário.

Será um prazer verificar seu primeiro passo e ver sua caminhada rumo a sua aprovação.

Um grande abraço,

Everton Carlos

Upgrade Concursos

Gostou, Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *