BNDES – entenda os detalhes deste concurso

bndesO Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) pode ser uma seleção para que você comece a entrar no universo dos concursos. É bastante disputado e tem normalmente notas altíssimas. São poucas matérias para estudar e com vagas para a cidade queridinha dos brasileiros: o Rio de Janeiro. Por isso é tão almejado e requer bastante estudo.

 A Instituição

O BNDES é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O banco atua em diversas áreas: Agropecuária; Comércio, Serviços e Turismo; Cultura; Desenvolvimento Social e Urbano; Esporte; Exportação e Inserção Internacional; Inclusão Social e Produtiva; Indústria; Infraestrutura; Inovação; Meio Ambiente e Mercado de Capitais.

Cargos

Há dois cargos que exigem apenas o nível médio completo: o de Técnico Administrativo e o de Técnico de arquivo. Normalmente eles são contemplados em concursos diferentes.

 

Local De Trabalho

O servidor trabalhará provavelmente no Rio de Janeiro, pois é onde funciona a sede e para onde as vagas dos concursos são normalmente disponibilizadas.

 

Remuneração E Jornada De Trabalho

A remuneração inicial é de R$ 2.925,39 para o cargo de Técnico Administrativo com jornada de trabalho de 30 horas semanais. Já para Técnico de Arquivo o salário inicial foi de R$ 2.683,83 (será reajustado) e a carga horária é de 35 horas semanais.

 

Benefícios

Alguns deles são: a) ingresso em quadro de pessoal; b) assistências médica, hospitalar e dentária, extensivas aos dependentes, na forma do regulamento do plano de saúde vigente; c) Programa de Assistência Educacional (auxílio acompanhante, creche e ensinos fundamental e médio), na forma do regulamento vigente; e d) previdência complementar através da Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES – FAPES.

Tenha um curso em que você pode melhorar seu desempenho e ter sucesso em vários concursos assim como o criador desse material. Clique aqui e dê uma olhada. Vale a pena o investimento. 

Disciplinas Para Estudar

Os dois cargos exigem as disciplinas de Português; Matemática; Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Conhecimentos sobre o BNDES, Atualidades e Redação. No cargo de técnico de arquivo é preciso também estudar arquivo e protocolo.

 BNDES Canoagem

Detalhes Dos Últimos Concursos

Para Técnico Administrativo a banca CESGRANRIO fez a seleção de 2013 enquanto que para Técnico de arquivo a essa mesma banca organizou o concurso em 2011.

A prova de Técnico Administrativo teve cinco horas de duração devido a uma redação cujo tema foi “como é possível fazer conviver os padrões de comportamento de cada indivíduo com os valores estipulados pelas empresas” e também as 70 Questões com valores diferentes conforme abaixo:

  • Português (25 Questões valendo 1,20 pontos cada);
  • Matemática (25 Questões valendo 1,20 pontos cada);
  • Inglês Ou Espanhol (08 Questões valendo 2,00 pontos cada);
  • Conhecimentos sobre o BNDES (06 Questões valendo 2,00 pontos cada);
  • Atualidades (06 Questões valendo 2,00 pontos cada);

Para Técnico de Arquivo a prova teve quatro horas de duração com 50 questões:

  • Português (05 Questões de 1,50 e 05 de 2,50 cada = 20 pontos)
  • Matemática (05 Questões de 1,50 e 05 de 2,50 cada = 20 pontos)
  • Arquivo/protocolo (05 Questões de 1,50 e 5 de 2,50 cada = 20 pt)
  • Inglês ou espanhol (04 Questões de 1,50 e04 de 2,50 cada = 16 pt);
  • Conhecimentos sobre o BNDES (03 Questões de 1,50 e 03 de 2,50 cada = 12 pontos);
  • Atualidades (03 Questões de 1,50 e 03 de 2,50 cada = 12 pts);
  • Redação (valendo 40 pontos): escrever um texto expondo seu ponto de vista a respeito da validade de “dar uma chance ao ser humano”, levando em conta o comportamento das pessoas na sociedade, em sua convivência com seus vizinhos e concidadãos.

Concorrência e Notas

Nas duas seleções não teve vagas imediatas e sim cadastro de reserva, onde houve poucas convocações: quarenta e oito para Técnico Administrativo e uma para Técnico de Arquivo.

Que saber números de inscritos, notas dos primeiros colocados e nota de corte? Cadastre seu e-mail no blog e receba gratuitamente um e-book com todas estas informações e também de todas as outras seleções bancárias.

 

Validade Dos Concursos

O prazo já se esgotou. Esse ano não haverá seleção e é provável que haja concurso apenas no próximo ano para os dois cargos. Veja o menu “próximos editais” e saiba mais detalhes na organização deste certame.

Curta nossos artigos e deixe sua mensagem!

Um grande abraço,

Everton Carlos

Upgrade Concursos

Gostou, Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *