BACEN – Comece Agora Sua Preparação

bacen

O concurso para o Banco Central do Brasil (BACEN) é sem dúvida o melhor da área bancária e um dos melhores do país para quem tem apenas nível médio, pois apresenta os melhores salários (inicial de mais de R$ 5.000,00), um plano de carreira bem grande (13 níveis em que quase dobra o valor inicial) e diversos benefícios.

Saiba tudo o que precisa para começar sua preparação ao longo deste artigo. Abaixo você terá um raio-x de tudo sobre os cargos que exigem apenas nível médio, pois a parte de nível superior do BACEN (em qualquer área) será apresentada em outro artigo junto com a parte de tribunais (as disciplinas são mais parecidas).

A instituição

o BACEN foi criado em dezembro de 1964. É uma autarquia federal responsável pela emissão de papel moeda e moeda metálica no Brasil. Tem como missão: “assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente”. O presidente atual é Alexandre Antonio Tombini.

Cargo

Para os que possuem nível médio completo o cargo do BACEN é o de técnico que se divide em dois: Suporte Técnico-Administrativo e Segurança Institucional.

 

Local De Trabalho

O servidor do BACEN poderá trabalhar em Brasília-DF (sede); São Paulo – SP; Rio de Janeiro – RJ; Belo Horizonte – MG; Curitiba – PR; Porto Alegre – RS; Belém – PA; Fortaleza – CE; Recife – PE ou Salvador – BA.

 Bacen foto moedas

Remuneração E Jornada De Trabalho

A remuneração inicial no BACEN é de R$ 5.692,36 (valor em 2015) com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

No cargo de Segurança Institucional o servidor poderá trabalhar em regime de escala ou turnos, com revezamento, em horário diurno ou noturno, inclusive nos finais de semana, muitas vezes em ambiente restrito. Tem que ter disponibilidade para viagens.

Saia na frente nesta seleção seguindo estratégias de quem já passou em mais de 20 concursos. Saiba mais clicando aqui.

Benefícios

São vários como plano de saúde bom; incentivo a uma formação especializada na universidade do banco do BACEN (UNIBACEN); cargos comissionados por merecimento e outros.

Plano De Carreira

São 13 níveis em que para cada um é preciso passar dois anos. Veja abaixo:

Classe Padrão Salário
A I 5.692,36
II 5.868,83
III 6.050,76
B I 6.643,83
II 6.849,79
III 7.062,13
C I 7.754,32
II 7.994,71
III 8.242,54
ESPECIAL I 8.778,31
II 9.050,44
III 9.331,00
IV 9.780,92

 

Disciplinas Para Estudar

Para Técnico de Suporte Técnico-Administrativo

  • Básicas: Português; Direito constitucional; Direito administrativo; Gestão pública; Informática; Raciocínio lógico-quantitativo;
  • Específicas: Contabilidade; Gestão de Pessoas; Gestão de Recursos Materiais;
  • Redação.

Para Técnico de Segurança Institucional

  • Básicas: Português; Direito Constitucional; Direito Administrativo; Gestão Pública; Informática; Raciocínio Lógico-Quantitativo;
  • Específicas: Gestão de Riscos, Continuidade de Negócios e Inteligência; Segurança Física, Operacional e Pública; Fiscalização de Contratos Terceirizados Relativos à Segurança;
  • Redação.

 

Bacen

Curso De Formação

É realizado em Brasília – DF com carga horária de 120 horas. Corresponde à segunda fase após a aprovação na primeira etapa do concurso BACEN. Participam apenas os classificados até o dobro da quantidade de vagas previstas. É dado um auxilio financeiro para esta etapa.

Detalhes Do Último Concurso

Aconteceu em 2013. O edital BACEN saiu em 15/08 e foi elaborado pela banca CESPE.

Foram 94 vagas distribuídas da seguinte forma:

  • 74 para Técnico de Suporte Técnico-Administrativo, sendo 66 para Brasília – DF, 04 para Belém – PA e 04 para Porto Alegre – RS;
  • 20 para Técnico de Segurança Institucional, onde 06 foram para Brasília – DF; 07 para Belém – PA; 04 para Salvador – BA e 03 para Porto Alegre – RS;

A prova teve 120 questões no estilo “certo” ou “errado” valendo um ponto cada acerto e um ponto negativo cada erro e uma redação valendo 50 pontos (cadastre seu e-mail no blog e solicite a última prova com gabarito). Para fazer toda a prova o candidato teve 4 horas e meia.

As questões foram distribuídas da seguinte forma:

Para Técnico de Suporte Técnico-Administrativo:

  • Português (20 questões);
  • Direito Constitucional (08 questões);
  • Direito Administrativo (09 questões);
  • Gestão Pública (08 questões);
  • Informática (08 questões);
  • Raciocínio Lógico-Quantitativo (07 questões);
  • Contabilidade (20 questões);
  • Gestão de Pessoas (20 questões);
  • Gestão de Recursos Materiais (20 questões);
  • Tema da Redação: “Considerando que o recrutamento é o processo de identificação e atração de um grupo de candidatos a fim de suprir as necessidades da organização e abastecer adequadamente o processo de seleção. Identifique os principais tipos de recrutamento e explique as vantagens e as limitações de cada tipo de recrutamento”.

Para Técnico de Segurança Institucional:

  • Português (20 questões);
  • Direito Constitucional (08 questões);
  • Direito Administrativo (09 questões);
  • Gestão Pública (08 questões);
  • Informática (08 questões);
  • Raciocínio Lógico-Quantitativo (07 questões);
  • Gestão de Riscos, Continuidade Negócios e Inteligência (20 questões);
  • Segurança Física, Operacional e Pública (20 questões);
  • Fiscalização de Contratos Terceirizados (20 questões)
  • Tema da Redação: “Acerca do processo de análise e avaliação de riscos Defina contexto e escopo; Identifique a metodologia de análise de risco e os critérios de aceitação. e Conceitue as estratégias de tratamento”.

Concorrência e Notas

É bastante disputado, principalmente em Brasília, que chegou a ter na última seleção mais de 30 mil candidatos concorrendo a 66 vagas de técnico de suporte técnico-administrativo. A prova do BACEN é bastante ampla e por isso a nota fica em torno de 70% de acertos na parte objetiva. Caso deseje saber sobre as notas do último concurso em detalhes basta se cadastrar em nosso blog e receber gratuitamente um e-book com a quantidade de inscritos, maiores notas, nota de corte e número de convocados de todos os concursos bancários.

Validade Do Último Concurso

Tem validade até 27/09/2015 e já teve o prazo prorrogado. Portanto ainda em 2015 ou começo de 2016 deve acontecer outro concurso do BACEN. Fique ligado nas notícias do blog em “próximos editais” para saber como está o andamento desta seleção.

Espero que este artigo tenha sido bastante esclarecedor. Curta e Comente à vontade!!!!

Um grande abraço,

Everton Carlos

Upgrade Concursos

Gostou, Compartilhe!

    5 Comentários para "BACEN – Comece Agora Sua Preparação"

    1. Oi, gostaria muito de receber o e-book com a quantidade de inscritos e outros dados do concurso do bacen.
      Ok
      Obrigado
      e Parabéns pelo site.

      • Olá Peter,
        Foi enviado para seu email o material!
        Obrigado pelo cadastro e continue acompanhando o blog.
        Abração,

    2. Bom dia,

      gostaria de receber informações acerca das notas de corte do último concurso do Bacen, para todos os cargos.

      Grato,

      Kleber

      • Amigo Kleber..ao se cadastrar no blog você recebe um levantamento desses dados com todos os números de concursos bancários (nível médio). Para nível superior deixo aqui os números de analista (últimos dados de 06/07/2015):
        Brasília –
        área 1 – 15 convocados (nota do último: 117.76) / área 2 – 15 convocados (nota do último: 105.20) / área 3 – 57 convocados (nota do último: 93.27) /
        área 4 – 115 convocados (nota do último: 91.66) / área 5 – 79 convocados (nota do último: 97.53) / área 6 – 118 convocados (nota do último: 121.45) /
        Belém –
        área 3 – 02 convocados (nota do último: 85.14) / área 5 – 11 convocados (nota do último: 94.61) /
        São Paulo –
        área 4 – 17 convocados (nota do último: 89.30) / área 5 – 06 convocados (nota do último: 98.68) / área 6 – 05 convocados (nota do último: 121.58) /
        Salvador –
        área 5 – 12 convocados (nota do último: 99.51) /

        Espero ter ajudado… e aguardo o seu cadastro!!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *