Como foi a prova? Saiba responder usando 8 dicas

como-foi-a-provaA pergunta que todo concurseiro escuta no dia do concurso ao sair da prova é: “como foi a prova?” Esse questionamento irrita e causa bastante stress para diversos candidatos após um dia de teste.

Se os nossos amigos e familiares soubessem o quanto essa pergunta nos incomoda e nos deixam numa situação delicada eles pensariam duas vezes antes de dizer: “como foi a prova?”.

Nós, concurseiros, temos que entender e nos conformar que sempre ouviremos essa pergunta. Cabe a nós saber responder de uma forma que nos sintamos bem e que o autor do questionamento saiba como foi a prova que fizemos.

Por isso resolvi escrever este artigo, pois quero que você saiba “driblar” a pergunta “como foi a prova” e que todos fiquem felizes mesmo tendo achado a prova ruim.

Não, eu não vou falar para você mentir e dizer que foi ótima a prova e que você acha que vai ser aprovado. Não é isso.

O quero que você faça quando te perguntarem como foi a prova, assim como eu já fiz e continuo fazendo, é sempre enxergar o que teve de positivo na prova é assim exaltar esse aspecto em detrimento dos outros não tão bons.

Veja abaixo algumas táticas que utilizo e que farão você não ficar furioso com a pergunta: “como foi a prova”.

  • Dica 1) Comece sempre dizendo que gostou e depois diga que houve aspectos positivos e outros negativos.

Exemplo: Sua mãe pergunta: Como foi a prova? Você responde: Foi boa, gostei muito da parte de português e direito constitucional, mas não fui tão bem em matemática e direito administrativo.

  • Dica 2) Deixe claro também que você ainda não tem o gabarito e portanto não pode saber se vai acertar muitas questões.

Exemplo: …. ainda não dá para saber se tenho chances de passar, pois tem várias questões que tinham muitas “cascas de banana”, mas acho que consegui não escorregar na maioria delas. Agora é esperar para ver.

  • Dica 3) Fale de algo que pode dar indícios que você está melhor que outros candidatos. Pode ser o fato de muita gente na sua sala ter faltado; outros alunos saírem bem mais cedo da prova mesmo tendo redação; o tema da redação foi algo que você leu ou viu na televisão dias antes; que a parte de interpretação de um texto enorme você conseguiu chegar na resposta e outros.

Exemplo: … na redação tenho certeza que muita gente não vai se dar bem, pois pedia para falar sobre a maioridade penal que está sendo bem polêmica e ainda bem que essa semana eu vi uma entrevista no programa de Jô Soares que entrevistava um advogado especialista em crimes de cometidos por adolescentes.

  • Dica 4) Informe que nas disciplinas que você tem mais se dedicado nos estudos você tem certeza que foi bem. Lamente que ainda não deu tempo de estudar todas as matérias para conseguir a aprovação num concurso, ou seja, que você sabe que está fera nas disciplinas “X e Y” e agora vai focar nas “Z e W” para detonar na próxima prova.

Exemplo: … acho que fechei direito constitucional e raciocínio lógico, mas também essas disciplinas vi muitas aulas, tirei dúvidas com o professor e fiz várias questões todos os dias. Pena que ainda estou começando a estudar direito penal e informática, pois parece que a prova nem estava tão difícil, mas ainda não estou afiado nelas. Vou agora focar nelas e no próximo concurso vou melhorar bastante.

  • Dica 5) Faça comparações com outras provas e diga sua evolução mesmo que seja pouca. Compare acertos em questões, nível da prova, número de questões que sabia ou estudou o assunto, tempo que gastou com a prova e com a redação. Busque números a seu favor e diga como foi a prova fazendo comparações.

Exemplo: … creio que essa prova estava mais difícil do aquela que fiz mês passado, mas acho que vou me sair um pouquinho melhor mesmo assim. Em Português naquela prova chutei metade das questões e nessa só teve duas questões que eu realmente não sabia nada. E naquela prova que eu tive que pintar o gabarito correndo e nem deu tempo de fazer todas as questões? Nessa agora deu tempo até de dar uma olhada numas questões que estava com bastante dúvida. A redação fluiu bem melhor, gastei pouco tempo com ela.

  • Dica 6) Comprometa-se em ir melhor no próximo concurso. Isso já deixa as pessoas conscientes de que você não deve passar na seleção que fez a última prova e dá a elas uma certeza de que está motivado e que vai buscar se esforçar ainda mais. E também quando você verbaliza isso para alguém você passa também a acreditar que é possível ter um melhor desempenho.

Exemplo: … no próximo concurso sei que vou brigar para valer por uma das vagas, pois já sei onde tenho que melhorar e vou me dedicar nisso. Vou comprar um curso de uma disciplina que preciso melhorar e já vou organizar um plano de estudos mais organizado para estudar mais. No sábado de manhã vou acordar mais cedo e fazer mais questões. Sei que com essas mudanças devo ir bem melhor.

  • Dica 7) Expresse carinho com que faz a pergunta “como foi a prova?”. Demonstre o quanto você quer retribuir a expectativa delas em te ver aprovado. Olhe nos olhos dela e mostre que você vai conseguir e que sua ajuda é essencial.

Exemplo: … logo logo vou ser aprovado, você ainda vai vibrar comigo nesse dia. Estou chegando cada vez mais perto, falta pouquinho e sei que a vida está difícil, mas sendo aprovado vai ser um alívio e vai ajudar muito aqui em casa. É um esforço, demora um pouco, mas quando conseguir tudo vai ser melhor. Ainda bem que você confia em mim e acredita no meu potencial, pois preciso muito desse apoio para passar. Obrigado e tenha paciência… ainda vou te dar uma boa notícia em breve.

suporte-de-amigos

  • Dica 8) Seja sincero quando realmente não teve nada de bom na prova. Cada um conhece as pessoas que a cercam e sabe que em muitos casos é fundamental ser sincero e dizer a real situação. Vai ter vezes que quando te perguntarem “como foi a prova?” você terá que responder: foi a pior prova que já fiz, estudei tanto para ir e mesmo assim fui muito mal. Ou então terá que dizer: esse mês não estudei nada, sabia que ia me dar mal e vou ver se agora tomo vergonha na cara e estudo para valer.

Obs: Aproveitando a sinceridade: Um blog não vive sem propagandas e indicações de materiais, pois há custos para mantê-lo no ar. Por isso aproveito e deixo uma dica de curso que pode te ajudar a melhorar seu desempenho, pois o criador o fez para dinamizar seus estudos e te deixar motivado. São nove módulos com temas como: montando um plano de estudos; aprendendo a fazer provas e mantendo a motivação. Dá uma olhadinha no vídeo explicativo clicando aqui.

Com essas dicas espero que daqui para frente quando uma pessoa te perguntar: “como foi a prova?” você abra um sorriso e pense: essa pessoa gosta de mim e quer o meu bem e por isso merece uma resposta sincera ao invés de uma resposta seca e curta.

suporte-familiar

Veja que se você responder utilizando todas as dicas acima você terá uma longa conversa que fará a pessoa da temida pergunta “como foi a prova?” se sentir participante da sua vida e de seus sonhos.

Espero que em breve você diga que a prova foi excelente e que vai passar!

Gostou desse artigo?

Deixe uma curtida e faça comentários!

Um grande abraço,

Everton Carlos

Gostou, Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *