Banco do Brasil – que mudanças são essas?

 

banco-do-brasil-confusaoVeja em detalhes as mudanças nas seleções deste Banco do Brasil e entenda o que está acontecendo para continuar firme na sua preparação.

Com o lançamento do edital no último dia 10 de agosto os concurseiros ficaram sem entender o que está acontecendo com os concursos do Banco do Brasil, pois esta seleção não estava sendo esperada para o mês de agosto e nem para abranger os Estados que terão vagas (Ceará; Paraíba; Pernambuco; Piauí; Rio Grande do Norte e Sergipe).

Para que você não fique com dúvidas e incertezas eu vou explicar as mudanças nas seleções deste banco.

 

Como são os concursos?

Os concursos do Banco do Brasil são divididos em três, pois cada um abrange locais diferentes (veja em outro artigo que escrevi: Banco do Brasil – participe deste concurso em que mostro toda essa divisão em detalhes). Normalmente cada um deles tem validade de um ano e é prorrogado por mais um ano. Uma banca organizadora é contratada por alguns anos para fazer essas seleções que no caso agora é a Cesgranrio.

O que mudou?

Várias alterações estão ocorrendo no Banco do Brasil e a mais sentida pelos candidatos é com relação à data de publicação dos editais.

Antes funcionava da seguinte forma: quando o prazo de validade de um concurso estava próximo de acabar o Banco do Brasil cerca de cinco meses antes publicava o edital e assim a homologação (finalização) do concurso acontecia dias após o prazo do concurso anterior vencer. Essa medida fazia com o que o Banco do Brasil mantivesse o seu cadastro de reserva sempre ativo.

Agora não é mais desta forma, pois o Banco do Brasil foi obrigado a informar em seus editais o número real de vagas imediatas disponíveis quando lançar o concurso.

Isso faz com que o edital só seja lançado após o término da validade da seleção anterior, pois caso o edital fosse publicado antes e uma cidade X tivesse dez vagas imediatas (por exemplo) os classificados no cadastro reserva do concurso em andamento teriam por lei preferência por estas vagas, o que geraria vários processos pelo direito à vaga.

 

Que concurso foi esse lançado?

Com certeza todos ficaram sem entender nada quando saiu este concurso Banco do Brasil gerando revolta de muitos concurseiros que estão no cadastro reserva do concurso realizado este ano nos seis Estados abrangido pelo edital lançado. Também indignou os concurseiros de outros estados que estão esperando há meses um novo concurso.

Na verdade este é um concurso extraordinário e apenas para cobrir uma lacuna de vagas geradas.

 

Todos serão convocados do concurso anterior?

A primeira informação que quero dar é que todos os que estão no cadastro reserva deste seis Estados (que tiveram seu nome na homologação com divulgação no diário oficial) serão convocados até este novo concurso do Banco do Brasil ser homologado, ou seja, até dezembro (data prevista da homologação). Por exemplo: em Fortaleza serão chamados os onze classificados e em Recife vinte cinco pessoas.

 

Poderia haver aumento do cadastro reserva do concurso em andamento?

É importante deixa claro que o cadastro reserva tem um limite no Banco do Brasil e, portanto quem não ficou no número de vagas do cadastro e não teve seu nome no diário oficial não pode ser chamado.

Por exemplo: No polo de João Pessoa eram 15 vagas no cadastro e caso uma pessoa tenha ficado em vigésimo lugar não será convocada.

 

Porque o cadastro de reserva foi tão pequeno no concurso anterior?

Muita gente está achando esquisito o Banco do Brasil colocar um cadastro de reserva tão pequeno e agora lançar outro edital. Será que eles queriam ganhar com outro concurso?

Na verdade não… O que aconteceu foi que este ano (já com o concurso em andamento) foi aprovado um Plano de Aposentadoria Incentivada (PAI) em que foram dados alguns dias (de 22 de julho a 10 de julho) para os servidores aderirem ao programa.

Sabe-se que em todo o país 5.023 funcionários aderiam ao PAI e com isso gerou vagas em vários estados. Com isso o Banco do Brasil precisará bem mais de funcionários do que o que tem no cadastro reserva nestes seis estados em que o edital publicado dia 10 de agosto.

banco-do-brasil-sem-confusao

Será que acontecerão outros concursos “surpresa”?

Não, isso é quase impossível de acontecer, pois o programa de adesão a aposentadoria já se encerrou e com isso já se sabe a necessidade de vagas em todos os Estados.

O outro concurso previsto para o fim do ano terá alterações?

Não… O concurso que vem sendo esperado para esse ano deve acontecer normalmente e para os Estados e cidades que já eram previstas. O edital Banco do Brasil só sairá depois de encerra a validade da seleção em andamento (26/09). Os Estados abrangidos serão RJ; ES; RS e parte do AM, de MG e de SC.

Há grandes chances de ter muitas vagas, pois talvez não dê tempo de convocar muitas pessoas do concurso atual para substituir os que aderiram ao plano de aposentadoria incentivada. É bom ficar de olho.

O que devo fazer agora?

Para quem está no cadastro reserva das vagas desses seis estados é aguardar a sua convocação.

Quem mora nestes estados é uma boa oportunidade para testar seus conhecimentos.

Quem não for desses estados é aguardar que em breve sairá novo concurso e enquanto isso vá estudando focando no Banco do Brasil e na Caixa Econômica que devem abrir seleções este ano ou no mais tardar comecinho de 2016.

Último conselho

Gostaria também de deixar o link de um curso que ajuda muitos concurseiros a melhorarem seu desempenho. Não é nada milagroso, mas é uma didática que ajuda você a ser mais organizado e conhecer atalhos para se sair melhor. Dê uma olhada e se cadastre lá que você recebe muitas dicas por e-mail também. Clique aqui e veja o vídeo de apresentação e boa sorte!

Se gostar do artigo dê uma curtida!

Cadastre-se no blog e receba materiais exclusivos!

Um grande abraço,

Everton Carlos

Gostou, Compartilhe!

    1 Comentário para "Banco do Brasil – que mudanças são essas?"

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *