área de Concursos – escolha e foque logo na sua

área-de-concursos

Todo concurseiro precisa ter um objetivo principal, ou seja, saber aonde ele quer chegar. Para isso deve saber qual área de concursos será seu limite, pois isso é fundamental para quem quer passar.

Entenda e escolha uma área de concursos para poder focar seus estudos.

Não adianta “atirar para todos os lados”, pois você irá perceber que muitas disciplinas não caem em todas as provas e o tempo de estudo em uma matéria muito específica será de pouco proveito, pois só haverá provas com aquele assunto muito esporadicamente. Por exemplo: Direito Processual Civil é exigido em poucos concursos e é uma matéria bastante ampla. Caso você estude para um concurso que tenha esta matéria, vai demorar muito para ter outro em que ela seja cobrada.

Quando você se dedica em uma área de concursos específica terá um grupo de assuntos que são comuns dentro daquela área, portanto terá mais tempo para se dedicar e se aprofundar em poucas matérias.

Grandes Áreas

Existem muitas áreas a escolher e o concurseiro deve decidir apenas em uma ou no máximo duas. As principais áreas que remuneram mais e que os concursos acontecem com mais frequência (as quatro primeiras serão abordadas neste blog) são para:

  • Agências nacionais (ANS; ANATEL; ANVISA; ANAC; ABIN…);
  • Bancos (BB; Caixa Econômica; BNDES…);
  • Educação (Professores, Diretores, Supervisores…);
  • Tribunais (TRF; TRT; TRE; TJ…);
  • Defensorias e Ministério Públicos (DPU; MPU…);
  • Grandes estatais (INSS; Correios; Dataprev; Infraero…).
  • Fiscal (Receita Federal; SEFAZ; TCU; MTE…)

O ideal é que você decida não só a área de concurso, mas também saiba qual concurso você quer um dia passar e traçar seus objetivos e metas focados nele. Mesmo que você passe em outros concursos tenha sempre um como o seu ideal, ou seja, aquele concurso em que você quando passar não vai querer mais fazer nenhuma outra prova.

 Estudos

Como Escolher?

Siga as dicas abaixo e escolha a área de concursos para focar os estudos:

  • Leve em consideração as disciplinas que são mais exigidas de uma área de concursos e veja a sua afinidade com elas, pois isso ajudará na sua preparação e motivação. Por exemplo: se você gosta de matemática e de mexer com números, escolha a área fiscal, pois matemática, contabilidade e raciocínio lógico são bastante exigidos;
  • Observe a quantidade de matérias para estudar em cada área e veja se você tem tempo e disposição suficiente para conseguir estudar tudo da que você escolher;
  • Veja se a área tem muitos concursos no local onde você mora, pois há áreas de concursos que as provas são aplicadas apenas em alguns Estados ou somente nas capitais. Se você mora em outro local de aplicação das provas terá que gastar com viagens, o que nem sempre o concurseiro tem condições;
  • Verifique se os cargos da área têm características que se enquadram com o seu perfil. Por exemplo: se você gosta de lidar com pessoas e não ficar parado, escolha a área bancária em que o servidor público tem acesso direto com as pessoas e fica em constante movimentação;
  • Conheça o dia a dia de cada cargo, pois você poderá não gostar da carga horária; dos dias da semana em que se trabalha; das viagens exigidas; do plano de carreira entre outros;

Veja dicas também neste curso: A fórmula da aprovação e entenda melhor como se dedicar nos estudos e triplicar suas chances de ser aprovado. 

Onde Pesquisar Cada Área?

Cada concurso pode ser mais bem compreendido lendo o seu último edital, pois é nele que estão todas as informações relevantes para cada concurso. O edital é encontrado tanto no site da instituição que disponibiliza as vagas quanto na banca organizadora do concurso.

Então para você conhecer uma área de concursos como a de concursos bancários, por exemplo, você vai ao site do Banco do Brasil, depois no da Caixa Econômica, do BNDES; do BNB e dos outros e colhe todas as informações de cada cargo.

Como a ideia desse blog é te ajudar, há no menu quatro áreas para que todas essas informações estejam de forma resumida e estruturada e assim auxilie você a decidir a sua área de concursos. Desta forma seus objetivos serão traçados para que você alcance a sua aprovação.

Pesquise e escolha a área de concursos para focar os estudos e siga os outros passos que serão apresentados em outros artigos.

Um grande abraço,

Everton Carlos

Upgrade Concursos

Gostou, Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *