área bancária – 15 chances para ser um servidor

área-bancária

No Brasil temos treze bancos que fazem concursos exigindo nível médio. Normalmente quem foca a área bancária é aprovado de seis meses a um ano meio.

Veja logo abaixo todos esses Bancos e as previsões de datas para suas próximas seleções na área bancária.

A área bancária têm concursos com muitas matérias similares e com isso você pode fazer várias provas sem perder de vista o concurso que será sua meta para passar.

Para aumentar suas chances de sucesso na área bancária e melhorar seu desempenho sugiro um curso que te dará uma orientação mais focada e é bem interessante para quem tem pouco tempo para estudar. Veja os detalhes clicando aqui.

Observe abaixo os detalhes de quais bancos e datas de previsão do edital:

BANRISUL (Banco do Estado do Rio Grande do Sul): Agosto de 2015. Esse concurso deveria já ter tido o edital publicado, mas devido à crise do país, o governador do RS resolveu esperar um pouco mais para aprovar a liberação desse concurso. Acredita-se que no segundo semestre saia o edital, pois há um decreto no RS que limita os gastos públicos por seis meses. Já existe uma comissão organizadora que vem trabalhando para definir número e locais das vagas e banca organizadora (pode ser que repita a última: FDRH);

BANCO DO BRASIL: Outubro de 2015 (para os Estados do ES; parte de MG; parte do AM; RJ; RS e parte de SC). Foi adiado, pois como agora terão vagas imediatas e cadastro reserva o edital só sai quando acabar a validade do último concurso (setembro de 2015). Terá como banca a Cesgranrio. Provavelmente será idêntica á última seleção do banco que aconteceu em 2015 para outros estados. É o concurso mais esperado da área bancária neste ano.

BACEN (Banco Central do Brasil): Dezembro de 2015. Esse concurso é um dos mais esperados da área bancária e o edital é sempre uma “novela” para sair. Como o prazo de validade do último encerra-se em setembro e quadro de servidores do banco está bastante defasado é provável no fim do ano sair o edital. A Cespe deve ser a organizadora.

BRB (Banco de Brasília): Janeiro de 2016. Normalmente o banco lança edital após o término da validade do concurso anterior. Como a validade do atual foi prorrogada até dezembro de 2015, espera-se que apenas em 2016 tenhamos uma nova seleção. A última banca organizadora foi a Cespe.

CAIXA ECONÔMICA: Fevereiro de 2016. Esse banco vem lançando seus editais um pouco antes do término de validade do último concurso. Como o atual expira em maio de 2016 acredita-se que no primeiro trimestre de 2016 tenhamos este edital. A banca ainda não foi escolhida, mas são comuns os concursos da caixa não repetirem a banca, portanto como o último da caixa foi a Cespe, acredita-se que será outra banca como a FCC ou Cesgranrio. Mesmo assim eu acredito que pode ser a Cespe de novo.

aaa

BNB (Banco do Nordeste): Março de 2016. Como estão sendo criadas novas agências e está tendo uma campanha para antigos servidores se aposentarem creio que o banco vai querer um novo concurso para analista bancário ano que vem. É um bom concurso na área bancária e o edital deve sair antes do término da validade da atual seleção (03/07/2016) para que os aprovados estejam aptos a serem chamados após esta data. Como a FGV foi a última organizadora ela é a mais cotada. Cuidado para não se confundirem, pois em 2015 terão duas seleções para este banco, mas para cargos específicos com formação superior.

BASA (Banco da Amazônia): Abril de 2016. A validade do último concurso se encerra em 30 de agosto, portanto após essa data pode já ser feito esse excelente concurso da área bancária. Como nos últimos concursos os editais saíram em abril ou maio e também com a crise do país eu acredito que será só em 2016. A banca dos dois últimos foi a Cesgranrio e, provavelmente essa banca deve ser a escolhida. Há chances pequenas de ser a Cespe, visto que ela já organizou outros concursos do banco.

BANDES (Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo): Maio de 2016. Este é um concurso na área bancária muito imprevisível. Como a última seleção deve ter o prazo prorrogado até abril de 2016, pode ser que no mês seguinte apareça o edital. A última banca contratada foi a IDECAN.

BANCO DO BRASILJunho de 2016 (para os Estados de AL; BA; GO; parte de MG; MS; PA; SP; TO e DF).  Se seguir a tendencia de sair após o fim do prazo de validade vigente é essa a previsão. A banca será a Cesgranrio e bem similar aos concursos que acontecem em 2015.

BANESE (Banco do Estado De Sergipe): Junho de 2016. A validade da última seleção vai até maio de 2016. Esse banco vem sendo bastante pressionado a convocar seus aprovados, pois a qualidade do atendimento vem sofrendo duras críticas pela justiça do trabalho. Com isso espera-se muitas contratações do atual concurso e do próximo. A banca da atual seleção é a FCC.

BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social): Julho de 2016. Apesar de ser um dos mais esperados da área bancária, na verdade está sem previsão. Alguns acreditam que no segundo semestre de 2016 pode ter o concurso. Havia uma expectativa que ocorresse em 2015, mas o banco comunicou em nota que esse ano não fará concurso e não sabe quando fará uma nova seleção.

BANPARÁ (Banco do Estado do Pará): Dezembro de 2016. A última seleção tem pouco tempo e a validade deve ir até novembro de 2016. Isso indica que após o prazo de validade encerrar é que outro concurso acontecerá. A banca organizadora costuma ser local, como a última: INAZ do Pará.

BANCO DO BRASIL: Maio de 2017 (para os Estados do AC; AP; parte do AM; CE; MA; MT; PB; PR; PE; PI; RN; RO; RR; parte de SC e SE). Este concurso está em andamento e ainda vai ser homologado. Geralmente a validade é de um ano e é prorrogado por mais um e o edital sai um pouco antes do fim deste prazo.

BANESTES (Banco do Estado do Espírito Santo): Sem previsão ainda. O concurso atual está em andamento e tem como comissão organizadora a CKM Serviços, de Barueri/SP. A seleção é para cadastro de reserva e normalmente chama pessoas em quase todas as cidades. Quando for homologado é que teremos uma ideia de quando sai o próximo edital. Como deve demorar é melhor você se dedicar a outro concurso da área bancária.

BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul): Janeiro de 2019. Essa é a previsão, pois está em andamento uma seleção e normalmente o prazo é de dois anos e prorroga por mais dois. A banca varia bastante. No último foi a AOCP e o atual está sendo organizado pela Fundatec.

6666

Não perca tempo e dedique-se na área bancária e faça os concursos para bancos que vão surgindo.

 

Um grande abraço,

Everton Carlos

Upgrade Concursos

Gostou, Compartilhe!

    4 Comentários para "área bancária – 15 chances para ser um servidor"

      • Anyelle…. o material foi enviado e nele tem todos os bancos que fazem concurso no Brasil… são 13 bancos.
        O material tem 110 páginas!!
        Veja se recebeu… espero que goste!!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *